Principais Áreas de Atuação

Doença de Parkinson é uma doença do cérebro, caracterizada por alterar os movimentos, provocando tremor, rigidez, lentificação dos movimentos e alterações da marcha e do equilíbrio. Além disto, a doença de Parkinson pode causar dores, alterações no sono, mudanças no funcionamento intestinal e controle da urina, alterações do humor, ansiedade, e dificuldades de atenção.
Os transtornos do movimento são caracterizados por movimentos involuntários ou anormais que podem afetar qualquer parte do corpo. Temos como exemplos: o tremor essencial, distonia (focais e generalizadas), blefaroespasmo, espasmo hemifacial, coréia, tiques e mioclonias.


A Neurogenética é uma área de neurologia que se dedica a investigação de doenças neurológicas raras de origem genética como doença de Huntington, ataxias, paraplegias espásticas heridárias, leucodistrofias, erros inatos do metabolismo. Além de estudar genes relacionadas a doenças neurológicas mais frequentes como epilepsias, cefaléias, doença de Parkinson , Alzheimer, entre outras.
A Neuromodulação é uma estratégia de tratamento de doenças neurológicas, em particular, transtornos do movimento através da modificação da atividade elétrica cerebral. Há varias técnicas como estimulação magnética transcraniana, estimulação transcraniana por corrente direta e estimulação cerebral profunda, também conhecida do inglês “deep brain stimulation” (DBS). Esta última, pode ser usada no tratamento da doença de Parkinson, tremor essencial e distonias.


A toxina botulínica é uma estratégia de tratamento para algumas doenças neurológicas como distonia focal (blefaroespasmo, distonia cervical ou câimbra do escrivão), além de enxaqueca, espasticidade (sequela de AVC), bruxismo (ranger dos dentes) e sialorréia (aumento da produção e eliminação de saliva).
A Neurologia Geral dedica-se ao tratamento de doenças neurológicas frequentes como dores de cabeça, tontura, epilepsia, AVC e doenças auto-imunes, como a esclerose múltipla. Além da interface da neurologia com outras áreas da medicina, avaliando complicações neurológicas de doenças infecciosas, oncológicas, reumatológicas, hematológicas, assim como de doenças renais e do coração.
